Você sabe como é feita a dessecação pré-plantio e de quais equipamentos precisa?
DicasQual é a próxima cultura que você irá plantar em sua propriedade? Quem vive do campo sabe que o planejamento é fundamental, já que a boa semeadura amplia os resultados do sucesso na colheita.
E o bom planejamento passa pela fase de dessecação pré-plantio, etapa em que os restos de outras culturas e plantas daninhas são totalmente eliminadas para só então o solo receber novas sementes.
O processo, também chamado de dessecação antecipada, garante que outras plantas não disputem água, luz e nutrientes do solo durante todo o ciclo da cultura.
Outra vantagem da uniformização da área do plantio é a antecipação da colheita. Para culturas como a soja, por exemplo, o adiantamento de cerca de 5 dias no calendário pode determinar o sucesso da safra.
Para que a dessecação pré-plantio seja feita de forma correta, no entanto, existe um passo a passo que inclui uma série de boas práticas.
Vem com a gente conhecer todas as etapas do processo e descobrir quais equipamentos agrícolas serão necessários para isso.
O passo a passo da dessecação pré-plantio
O momento ideal para a dessecação pré-plantio é o primeiro passo para o sucesso da prática. O planejamento deve considerar sempre a observação das condições climáticas.
Quando realizada em períodos intensos de chuva, por exemplo, ao invés de adiantar, a ação pode atrasar a colheita.
O vento no momento da aplicação também pode direcionar o produto para locais diferentes do alvo, assim como as altas temperaturas são capazes de promover a rápida evaporação do herbicida.
Além de atenção às condições climáticas antes e durante a aplicação, também é importante que a dessecação seja feita cerca de 30 dias antes do início do próximo plantio.
A antecedência é necessária, pois ajuda a evitar a presença de massa verde e de hospedeiros que possam beneficiar a reprodução de pragas e doenças.
O passo seguinte é saber qual é a vegetação presente na área, para determinar o tipo de herbicida que deverá ser aplicado.
O herbicida ideal deve agir secando as plantas daninhas e os restos da cultura antecessora. Já a etapa seguinte, que é a da aplicação do herbicida, pede atenção tanto no manuseio do produto quanto no uso de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.
Outro ponto importante sobre a dessecação pré-plantio, merecedor de uma atenção especial, é a influência da tecnologia de aplicação.
Equipamentos para aplicação dos herbicidas
Quando não são aplicados corretamente, grande parte dos ingredientes ativos dos herbicidas se perdem.
Além de não atingir o alvo, a ação também pode contaminar o ambiente, ocasionando perdas na eficiência e na lucratividade.
O tamanho da área e do talhão, a topografia do terreno, a cultura e a mão de obra disponível para a aplicação são os principais fatores para a escolha do pulverizador mais adequado.
Neste momento, conhecer os principais tipos de pulverizadores agrícolas e suas especificidades fará toda a diferença para tomar a melhor decisão!
Quer encontrar essa resposta? Faça uma parada em nosso artigo “Você conhece os principais tipos de pulverizadores agrícolas?”.
Agora que você já conhece o passo a passo para a dessecação pré-plantio e também já conferiu nossas orientações sobre os tipos de pulverizadores, não esqueça de acompanhar nossas páginas no Facebook e Instagram!
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.