Como acertar na hora da compra de uma máquina agrícola?
Máquinas agrícolas seminovas
É fato: o investimento em uma máquina agrícola pode ser elevado e, por isso, o processo de compra precisa estar alinhado com o orçamento e necessidades do produtor. O tamanho da área, o tipo de cultura e a capacidade de produção são alguns dos fatores que influenciam na tomada de decisão.
Pensando nisso, a Agrofinder, com anos de experiência no atendimento ao produtor rural, preparou esse guia para ajudar você a escolher a máquina agrícola adequada considerando condições do terreno, especificidades técnicas, porte do negócio e orçamento em caixa.
Por exemplo, uma máquina tecnológica pode ter um investimento maior a curto prazo, mas compensará com maior eficiência, agilidade e menor custo com combustíveis. Entretanto, você tem certeza que ela é a ideal para o seu negócio?
É por este motivo que não basta olhar apenas o preço do maquinário, mas ver o negócio como um todo. Isso é gestão empresarial!
Veja, a seguir, os critérios que você precisa observar antes de decidir comprar a sua máquina agrícola usada.

Primeiro critério: conhecimento do seu negócio!
Não é preciso ser nenhum “guru” para saber que a escolha correta do maquinário fará toda a diferença na produtividade e lucratividade a longo prazo!
E para comprar com sabedoria é necessário entender que adquirir a máquina agrícola mais moderna do mercado nem sempre vai ser a melhor opção para você! Se ela não for adequada ao seu objetivo, é possível que o custo versus benefício seja muito baixo, apesar de toda a tecnologia a seu favor.
A verdade é que saber qual é o melhor equipamento vai te ajudar a equilibrar o orçamento e lucrar mais do que gastar. Nesse sentido, conhecer as necessidades da sua lavoura é o primeiro passo para definir se você realmente precisa de uma máquina que seja mais potente ou mais tecnológica, por exemplo.

Se você olhar somente para o preço e não entender que o benefício de adquirir uma máquina agrícola é uma questão estratégica, então é possível que você faça uma compra equivocada, custando o encarecimento dos custos de produção.
Agricultura de precisão e tantas outras tecnologias não são necessárias para todos os agricultores, embora sejam bastante úteis. A compra consciente consiste em analisar, conhecer e respeitar as necessidades da lavoura e da safra.
Afinal, uma compra aliada com a necessidade do seu negócio:
- Melhora os processos produtivos;
- Evita desperdícios e despesas desnecessárias;
- Otimiza o custo de produção por hectare;
- Reduz gastos com combustível;
- Aumenta a agilidade na produção;
- Evita desgastes de máquina;
- Garante a viabilidade e rentabilidade do seu negócio.
Por isso, observe sempre algumas relações que, se não avaliadas corretamente, podem causar prejuízos para a sua lavoura:
- Potência maior do que o necessário: gastos com combustível;
- Potência menor do que o necessário: queda na eficiência;
- Capacidade menor do que o necessário: menor agilidade com paradas maiores;
- Capacidade maior do que o necessário: ociosidade e mal aproveitamento;
- Máquina sem procedência: desgaste maior e custos elevados com manutenção.
Uma visão clara da gestão do negócio vai te ajudar a evitar perdas e gastos desnecessários em máquinas e equipamentos. É importante considerar os tipos de máquinas, sejam máquinas novas ou seminovas, para pessoas físicas ou jurídicas.
Mas…… como ter certeza da compra acertada?
Na hora de comprar máquina agrícola, busque orientação de especialistas em compra e venda!
Caso você precise de orientação, a Agrofinder, empresa especialista no mercado de compra e venda de maquinários, há muito tempo auxilia produtores rurais e ouve as necessidades do empreendedor para ajudá-lo a fazer a compra correta.
Mais do que um site de compra e venda, nós oferecemos uma consultoria através dos nossos canais de comunicação, para garantir satisfação total com a nova aquisição. Além disso, temos uma política de privacidade que te protege e assegura a melhor compra.
Conte com a Agrofinder para te ajudar a escolher a melhor opção, caso necessite conversar sobre qual seria a máquina agrícola mais adequada para o seu negócio.
Clique aqui e fale com um consultor. Simples assim!

Segundo critério: de olho nas especificações técnicas da máquina agrícola
Depois de entender que a compra da máquina agrícola adequada necessita estar de acordo com o seu negócio e objetivo, está na hora de dar uma olhadinha nas especificações técnicas.
Como já falamos aqui, leve sempre em consideração o porte da sua produção, cultura, tamanho da área a ser cultivada, tipo de solo e terreno. Solos desnivelados, por exemplo, podem pedir máquinas mais potentes que otimizam a relação de gastos versus ganhos.
Sendo assim, entender sobre os tipos de máquinas agrícolas que otimizam a produção agrícola é um diferencial a mais. O conhecimento de máquinas e implementos garante maior produtividade em todas as etapas do cultivo, da preparação do solo até a colheita.
Confira, a seguir, o que olhar para fazer o melhor negócio:
Máquina agrícola com revisão em dia
Na compra de máquinas seminovas, a melhor opção é sempre optar por aquelas que estão com a revisão em dia. Assim, você evita gastos desnecessários com manutenção, por muito e muito tempo. Sempre verifique essa informação antes de fechar negócio!
Máquina Agrícola com pneus em dia
Outro detalhe importante é saber como estão os pneus do maquinário. A vida útil deve ser indicada pelo vendedor, de forma que você avalie se o negócio vale a pena. Afinal, pneus também entram no orçamento e têm um custo elevado para troca.
Potência (CV) por hectare
Para escolher adequadamente qual a potência, medida por cavalo-valor (CV), volte ao primeiro critério deste texto para avaliar as particularidades da sua lavoura. De forma geral, você pode avaliar a necessidade de potência a partir dos hectares a serem trabalhados:
- até 30 ha: entre 50 e 75 cv de potência
- entre 100 ha e 500 ha: até 130 cv
- acima de 500 ha: acima de 130 cv
Torque (kgf.m) máximo
Veículos pesados, como tratores e caminhões, necessitam de torque para se movimentar. Por isso, avaliar esse quesito significa mais eficiência e menor gasto de combustível. O desgaste também é reduzido quando você considera o torque. Inclusive, é sabido que o toque é mais importante que a potência do motor!
Transmissão para maior versatilidade
Uma boa transmissão está relacionada com uma maior agilidade e versatilidade da máquina. Ou seja, ao avaliar esse item você observa se a máquina será capaz de entregar resultado com mais eficiência, adaptando cada velocidade a um determinado tipo de trabalho.
Combustível – litros por hora ou litros por hectare
Por fim, a Agrofinder elenca o consumo de combustível como mais um critério para observar na hora de trocar ou comprar um maquinário agrícola. Verifique essa informação para escolher o que mais se encaixa com o objetivo, orçamento e necessidade.
—
Agora que você já sabe o que observar na hora de comprar uma máquina agrícola seminova ou nova, dê uma olhadinha em nosso site para conferir equipamentos, implementos agrícolas e demais novidades em produtos agro para o seu negócio!
Acesse a nossa vitrine virtual. Clique aqui!
Deixe uma resposta