O que a tecnologia no campo proporciona: 4 inovações que estão mudando as atividades
DicasAplicativos para identificar pragas, drones para avaliar as lavouras… Você teria imaginado que essas tecnologias fariam parte da realidade do campo há 20 anos atrás?
As plantações modernas e as operações agrícolas estão sendo realizadas de maneira muito diferente quando comparadas às de algumas décadas atrás.
A agricultura 4.0 surgiu uma nova geração de agricultores que utilizam a tecnologia para rentabilizar cada vez mais os seus negócios e oferecer produtos de maior qualidade aos seus clientes.
Mas você sabe quais são as tecnologias no campo mais modernas e utilizadas nos últimos tempos e como elas podem fazer a diferença no seu negócio? Continue lendo o nosso artigo e descubra.
1 Drones
Com o drone é possível a execução de atividades de monitoramento, avaliação e de apoio à tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento de manejo de lavouras e de rebanhos em propriedades rurais.
Através das fotografias tiradas pelos drones, é possível identificar:
- Falhas no plantio;
- Locais com alta infestação de plantas daninhas;
- Doenças;
- Ataque de pragas;
- Excesso ou falha de irrigação.
Isso ajuda na realização da agricultura de precisão, que considera as diferenças de cada parte da fazenda para realizar operações agrícolas.
Há poucas semanas, uma tecnologia começou a utilizar drones para contar o número de plantas nas lavouras. O sistema promete reduzir custos e incertezas no campo, além de facilitar a gestão sustentável.
2 Aplicativos
O uso de dispositivos móveis também acontece no campo. Além dos celulares, os tablets também têm sido usados pelos pecuaristas.
Os softwares e aplicativos desenvolvidos especialmente para a vida no campo agilizam e facilitam a vida dos agricultores.
Podemos citar como exemplo o aplicativo Adalma Alvo.
O Adalma Alvo é um aplicativo que ajuda na identificação de pragas no campo por meio de um extenso banco de imagens e informações sobre as principais ameaças às lavouras brasileiras.
Se o produtor não encontrar a praga que está em sua produção no banco de imagens, pode enviar uma foto pelo aplicativo que a equipe ajudará na identificação.
3 Cocho móvel
O cocho móvel foi desenvolvido por uma startup brasileira. Trata-se de um equipamento móvel que tem capacidade para armazenar grãos.
Com isso, ele elimina as perdas de insumo, otimiza o frete e a mão de obra e impulsiona o ganho de peso do gado.
A ração fica armazenada em um compartimento separado, protegido do ambiente externo, evitando a deterioração do alimento pelo ar ou pela saliva dos animais. Os grãos são disponibilizados para os animais conforme demanda.
4 Máquina para recolher feno
Outra criação brasileira muito importante é o equipamento para recolher feno. A máquina reduz pela metade o tempo de trabalho e otimiza a mão de obra em 50%.
O feno é muito utilizado em todo o país, principalmente em períodos secos ou no inverno, quando a pastagem não oferece alimentação farta e de qualidade.
Na maioria das fazendas, os funcionários espetam o feno com garfo foca e arremessam para cima do caminhão.
A máquina desenvolvida recolhe os fardos na metade do tempo e é acessível para pequenos e médios produtores que não tem condições de investir nos equipamentos disponíveis no mercado.
O que a tecnologia no campo proporciona: muito mais avanços!
A tecnologia no campo é um investimento indispensável que facilita a gestão e dá mais suporte à sua atividade agrícola.
O produtor que quer oferecer um produto de qualidade e se destacar no mercado precisa investir em ferramentas que vão em direção a esse objetivo.
Agora que você já sabe o que a tecnologia no campo proporciona, veja também quais são os principais tipos de pulverizadores agrícolas e como eles também são úteis nas lavouras!
Adorei a leitura! Conteúdo envolvente e relevante, ótimo
trabalho!