CULTURAS DE INVERNO: Plantando nas Estações mais Frias
DicasMuitas pessoas associam a agricultura com o calor e a luz do sol, claro, isso é fundamental para grande parte das plantações, mas existe uma variedade de plantas que se adaptam surpreendentemente bem em climas mais frios e até mesmo a geadas. Descubra como é possível aproveitar ao máximo sua lavoura, plantando e colhendo uma variedade de culturas resistentes a diversas temperaturas.
O que são culturas de inverno?
As culturas de inverno, culturas frias ou entressafra, como são conhecidas, são plantas cultivadas especificamente para suportar as baixas temperaturas e as condições desafiadoras que prevalecem durante os meses mais frios. Ao contrário das culturas de verão que requerem calor intenso e longos dias de sol, as culturas de inverno resistem a geada, baixas temperaturas e poucos períodos de luz solar.
As culturas de inverno trazem inúmeras vantagens para os produtores rurais, pois auxiliam na fertilidade do solo, previnem a erosão, fornecem nutrientes, reduzem o crescimento de plantas daninhas, sem contar que são uma forma viável de garantir uma renda a mais no inverno.
No Brasil temos uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diversos fatores que influenciam no clima de cada região. Com isso, sabemos que cada região tem um potencial diferente.
Região Sul
Como os estados localizados no Sul do Brasil têm o inverno mais rigoroso, com as menores temperaturas do país, o recomendado é que os agricultores optem pelas culturas entressafras, que ajudam o solo a se “regenerar”.
As principais culturas de inverno na região sul do país são trigo, aveia, centeio e milho. A cultura de milho é conhecida como a segunda safra, pois é cultivada logo após a soja.
Região Sudeste
No Sudeste brasileiro, caracterizado por temperaturas mais elevadas mesmo no inverno, há um leque de oportunidades distintas em comparação com outras regiões. Além do cultivo de vários cultivares de trigo, também é possível fazer a plantação de feijão, sorgo, cambe e uma vasta gama de leguminosas.
Trigo também é uma boa opção para essa região, devido ao melhoramento genético, apesar disso é extremamente importante considerar as características da cultura de verão antes de plantar as culturas de inverno para que uma não acabe prejudicando a outra com pragas, doenças e ervas daninhas.
Região Centro-Oeste
A soja e o milho são as principais culturas do centro-oeste. Mas é a aveia que é uma excelente opção para suportar o clima seco desses estados durante o inverno, também pode ser plantado feijão e sorgo. A decisão varia de acordo com cada agricultor, pois é ele quem vai decidir a possibilidade de comercialização.
Região Nordeste
O inverno no Nordeste é caracterizado por chuvas e um clima um pouco mais ameno. Nessas regiões as temperaturas são menos significativas, se comparado com as baixas do Sul do país.
As culturas de inverno nessas localidades devem ser selecionadas para tolerar o calor e que exijam menos irrigação. Por isso, é favorável a plantação de hortaliças como abóbora, espinafre, alface, cenoura e diversas outras.
Região Norte
O inverno no Nordeste é caracterizado por temperaturas mais amenas e um clima úmido, com menor incidência de chuvas. Assim como nessa região, no período de inverno, é recomendado o cultivo de hortaliças e frutas que se adaptem bem às condições locais. Algumas opções para o plantio nessa época incluem melancia, morango, cenoura, melão, feijão-vagem e repolho.
As culturas de inverno oferecem uma oportunidade para continuar produzindo mesmo em meses mais frios. Ao explorar as plantas adequadas para cada região você pode colher uma variedade de alimentos, melhorar o solo para a plantação de verão e ganhar mais uma renda.
Quer saber mais agricultura e máquinas agrícolas? Continue nos acompanhando!
Deixe uma resposta